Thursday 21 August 2008

Michela Figueira no país das Olimpiadas

Adelaine Michela e S. Figueira nasceu em 16 de agosto de 1976, em Santarém (PA). Fez licenciatura plena em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Pará (UFPa), formando-se em 2000. Ingressou no Programa LBA em setembro do mesmo ano, através de uma bolsa RHAE/DTI oferecida pelo Projeto LBA " Measuring the effects of selective logging on the CO2 and the energy exchange of a primary forest in Tapajós National Forest", em Santarém. Em outubro de 2002, já era responsável pelos experimentos de campo desse Projeto. Em 2004, ingressou na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), onde desenvolveu a dissertação intitulada " Mudanças do uso e cobertura do solo na Amazônia e suas implicações no ciclo de nitrogênio", sob a orientação do pesquisador LBA, Dr. Luiz Antonio Martinelli. Em 2005, recebeu um prêmio do Comitê de Treinamento & Educação LBA pela melhor apresentação oral da linha de pesquisa BIOGEOQUIMICA, durante o II Congresso de Estudantes e Bolsistas do Experimento LBA, realizado em Manaus. Em 2006, logo após a defesa de sua dissertação, recebe o prêmio Prof. Paul Crutzen pela melhor apresentação oral durante 2nd START Young Scientist Conference, organizado pela Earth System Science Partnership (ESSP), em Beijing - China.
A carreira desta jovem cientista não termina por aí. Depois de publicar sete papers em revistas científicas, ter 21 resumos em Congressos e ingressar em um estágio no Atmospheric Sciences Research Center na Universidade da Califória, em Irvine, nos Estados Unidos, ela ainda pretende cursar o doutorado e continuar suas pesquisas sobre os ciclos Biogeoquímicos na Amazônia.

" Eu acho que o LBA abriu portas pra muitos estudantes da Amazônia, como eu. E fico contente que um número considerável de estudantes conseguiu aproveitar as oportunidades. Infelizmente nem todos conseguiram seguir na pesquisa, mas é assim na vida e na ciência também. Como escrevi nos agradecimentos da minha dissertação: "o LBA me deu a oportunidade de fazer ciência". Michela - novembro 2006.

taken from http://lba.inpa.gov.br/lba/?p=oportunidade&t=0&s=4&lg=&op=1034

No comments: